O Leasing é uma solução flexível que permite a aquisição apenas de veículos novos, sejam eles ligeiros ou mistos. Este tipo de contrato, é feito entre o Banco e o cliente, em que o Banco permite ao cliente o uso temporário da viatura, mediante o pagamento de uma renda e durante determinado período de tempo. No final do contrato, o cliente poderá exercer ou não a opção de compra do veículo, sendo para isso necessário pagar o valor residual do carro.
Regra geral, o financiamento em leasing é composto por mensalidades mais baixas que as restantes opções de crédito, pois beneficia da existência de um valor residual que é saldado no final do contrato.
Além da vantagem em pagar prestações mais baixas, o leasing permite-lhe obter benefícios fiscais caso seja uma empresa, empresário em nome individual ou profissional liberal. Os benefícios fiscais traduzem-se na recuperação do IVA pago pela viatura desde que a mesma seja um veículo comercial, e como todos sabem, em Portugal esse valor poderá ser bastante relevante. Além disso, ao comprar a sua viatura a leasing, fica isento de pagar imposto de selo sobre os juros e sobre o empréstimo.
No caso de incumprimento do contrato, terá de devolver a viatura à entidade financeira, e pagar uma taxa pelo incumprimento do contrato, regra geral, a indemnização a pagar poderá ser menor do que o valor que teria de pagar por incumprimento de um crédito automóvel.
A principal desvantagem para contratos Leasing, será a de que você não será proprietário do veículo, enquanto não saldar todas as mensalidades e o respetivo valor residual. Caso não veja nenhuma desvantagem nisso, o Leasing poderá ser uma excelente opção para adquirir um carro novo.