O primeiro modelo Abarth 500 elétrico chega em 2023, e a marca pede ajuda aos fãs para encontrar a «voz» certa para o novo «escorpião».
Nem a pequena Abarth escapa à eletrificação, e por isso mesmo a «marca do escorpião» já prepara o seu primeiro modelo elétrico, que se baseará, previsivelmente, no Fiat 500 elétrico.
Apesar da confiança inicial acerca da transformação de um Fiat 500 elétrico num Abarth, o diretor executivo da marca italiana, Olivier François, afirmou que afinal o projeto é um pouco mais complexo do que à primeira vista parecia.
Acerca disto, François afirmou: “Há um ano e meio eu pensei que não podia ser assim tão difícil. Afinal os carros elétricos já são tão divertidos de conduzir. A boa notícia é que estamos a trabalhar ativamente no projeto e depois de confirmado será relativamente rápido.”
Mas Olivier François teve de rever a sua posição: “a má notícia é que afinal é mais complicado (transformar o 500 elétrico num Abarth) do que tinha pensado”.
Segundo o diretor executivo da Abarth, o «problema» está na cadeia cinemática: “Se queremos que seja um Abarth a sério não podemos usar a mesma cadeia cinemática elétrica (do 500). Uma vez alcançada a potência e o binário desejados já não temos o mesmo motor, tal como a transmissão e os travões também são diferentes… Tem tudo de ser adaptado”.
O novo Abarth 500 elétrico já está em testes, mas Olivier François optou por destacar a sonoridade do carro, algo estranho quando temos em conta que os elétricos são, por norma, silenciosos.