Porsche Mission R Concept. Será este o sucessor do 718 Cayman?

O Porsche Mission R mostra-nos o futuro dos troféus monomarca movidos a "eletrões"… E nunca houve nenhum na Porsche que não tivesse derivado de um modelo de produção.

Emocionante é a visão da Porsche para os seus troféus monomarca na era elétrica com o revelar do Mission R, que nos dá um retrato aproximado do que esperar da futura geração de máquinas de competição movidas a eletrões.

O Mission R debita perto de 1100 cv (800 kW de potência máxima, ou 1088 cv) no modo “Qualifying” e 500 kW ou 680 cv contínuos no modo “Race”, tem uma massa à volta dos 1500 kg, consegue menos de 2,5s até aos 100 km/h e dá mais de 300 km/h de velocidade máxima.

 A bateria tem uma capacidade total de 82 kWh, o suficiente para provas sprint entre 25 minutos e 40 minutos de duração. No entanto, com a tecnologia de 900 V que o Mission R traz (800 V no Taycan, 400 V na maioria dos outros elétricos) permite aceitar carregamentos até 350 kW, o que se traduz numa paragem de 15 minutos para “encher” a bateria dos 5% até aos 80%.

Os dois motores elétricos estão posicionados diretamente sobre os respetivos eixos; o Mission R tem, assim, tração às quatro rodas. O motor dianteiro debita 320 kW (435 cv), enquanto o traseiro pode debitar até 480 kW (653 cv).

Ao contrário do Taycan, o Mission R prescinde da caixa de duas velocidades e tem apenas uma relação. A Porsche justifica a decisão com o facto de a maioria das corridas a que este carro de competição está destinado serem com partida lançada, e por isso, não haver a necessidade de otimizar o arranque a partir do zero.

O futuro 718 Cayman?

Não foi inocente a menção anterior ao 718 Cayman. Tirem o fato de competição ao Porsche Mission R e obtemos um desportivo bilugar de silhueta praticamente idêntica ao 718 Cayman que conhecemos.

O Mission R é um primeiro vislumbre do que poderá ser, ou pelo menos, do que esperar do design do sucessor do 718 Cayman. Os rumores à volta dos sucessores do 718 Cayman e do 718 Boxster têm-se focado sobre que tipo de motorização terão, se um motor a combustão ou um motor elétrico, uma discussão que a própria Porsche tem tido:

E são vários os indícios de que este concept poderá ser o primeiro vislumbre do sucessor do 718 Cayman.

A começar pelas dimensões, com o Mission R a ser 53 mm mais curto que o 718 Cayman, ficando-se pelos 4326 mm. No entanto é bem mais largo e baixo em, respetivamente, 190 mm (1990 mm) e 96 mm (1190 mm), mas vamos assumir aqui que, sendo ainda um protótipo, e para mais de um carro de competição, “exageraram” mais nas proporções para um maior efeito dramático.

bY Razão Automovel


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