O Mercedes-Benz EQS 450+ vai ligar Chaves a Faro pela EN2 para mostrar que os elétricos podem fazer longas distâncias como os automóveis a combustão.
O Mercedes-Benz EQS 450+ vai enfrentar um desafio especialmente pensado para mostrar que os modelos elétricos podem ser usados como os de combustão.
De que desafio falamos? Simples. Vai tentar percorrer a mais famosa estrada nacional do país (e a mais longa da Europa), a célebre Estrada Nacional 2 que liga Chaves a Faro sem efetuar um único carregamento.
Sob o mote “1Zero2 – Uma carga. Zero emissões. Toda a N2”, o EQS 450+ vai enfrentar os 738 km da EN2 para testar os limites da capacidade da mobilidade elétrica.
No total este desafio corresponde a mais de 12 horas de condução em condições reais, juntando a um percurso que tem elevações quase até aos 1000 metros, as temperaturas frias, típicas de inverno em que ainda nos encontramos.
A prova começou hoje, dia 16 de março às 8h00 junto ao marco do quilómetro 0, na cidade de Chaves.
Ali o representante da FPAK que vai acompanhar e certificar esta ação, selará a tampa de carregamento. O objetivo? Garantir que o EQS não é recarregado até chegar a Faro.
Apenas com tração traseira, o Mercedes-Benz EQS 450+ traz uma bateria com uma capacidade útil de 107,8 kWh que alimenta um motor elétrico com 245 kW (333 cv) e 568 Nm.
Quando equipado com jantes de 21” a sua autonomia anunciada (ciclo combinado WLTP) fixa-se nos 717 km. Ora, tendo em conta que a EN2 se prolonga por 738 km, o EQS parece ter um desafio sério pela frente.
Agora resta-nos esperar para ver se o modelo alemão consegue cumprir o desafio a que se propõe.