Leasing

O Leasing é uma solução flexível que permite a aquisição apenas de veículos novos, sejam eles ligeiros ou mistos. Este tipo de contrato, é feito entre o Banco e o cliente, em que o Banco permite ao cliente o uso temporário da viatura, mediante o pagamento de uma renda e durante determinado período de tempo. No final do contrato, o cliente poderá exercer ou não a opção de compra do veículo, sendo para isso necessário pagar o valor residual do carro.

Regra geral, o financiamento em leasing é composto por mensalidades mais baixas que as restantes opções de crédito, pois beneficia da existência de um valor residual que é saldado no final do contrato.

Alem da vantagem em pagar prestações mais baixas, o leasing permite lhe obter benefícios fiscais caso seja uma empresa, empresário em nome individual ou profissional liberal. Os benefícios fiscais traduzem se na recuperação do IVA pago pela viatura desde que a mesma seja um veiculo comercial, e como todos sabem, em Portugal esse valor poderá ser bastante relevante. Além disso, ao comprar a sua viatura a leasing, fica isento de pagar imposto de selo sobre os juros e sobre o empréstimo.

No caso de incumprimento do contrato, terá de devolver a viatura á entidade financeira, e pagar uma taxa pelo incumprimento do contrato, regra geral, a indemnização a pagar poderá ser menor do que o valor que teria de pagar por incumprimento de um crédito automóvel.

A principal desvantagem para contratos Leasing, será a de que você não será proprietário do veículo, enquanto não saldar todas as mensalidades e o respectivo valor residual. Caso não veja nenhuma desvantagem nisso, o Leasing poderá ser uma excelente opção para adquirir um carro novo.

Pesquisa rápida